Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º ciclo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º ciclo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 2 de abril de 2019

Sabores com História

No Dia Internacional do Livro Infantil nada melhor que ter a segunda sessão do projeto "Sabores com História", numa parceria com a BMSeixal.
Hoje os alunos continuaram a exploração da obra "O incrível rapaz que comia livros" e começaram a ensaiar a peça de teatro.
E que belos atores descobrimos!!




segunda-feira, 18 de junho de 2018

Melhores Leitores

Têm vindo a ser distribuídos os Diplomas de Leitores aos alunos das escolas de 1º ciclo que requisitaram mais livros, ao longo deste ano letivo.
Parabéns a todos!


sexta-feira, 2 de março de 2018

Sons e Palavras

O Projeto Fénix em colaboração com a Biblioteca Escolar apresentaram hoje "Sons e Palavras" uma atividade que contou com a participação de alunos dos grupos ARE e BRE do projeto Fénix.
Os alunos do 1º ano cantaram e dramatizaram a música "Arca de Noé", os 3º anos apresentaram duas lengalengas "Sola Sapato" e "Glin-glin" e os alunos do 4º ano apresentaram, em verso, a melhor obra de literaura infantil de Portugal, "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A todos os docentes que colaboraram, aos alunos e aos pais que estiveram presentes o nosso agradecimento.








quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Crianças do Mundo

Este nosso projeto tem feito as delícias dos alunos, mas também dos docentes. 
Hoje contámos com a colaboração da educadora Margarida que transmitiu aos meninos da sala fénix algumas curiosidades sobre Miró. Enquanto isso, os seus alunos, estiveram na sala ninho a aprender um pouco mais sobre o nosso país, Portugal.







Clube de Leitura

 
Os alunos do 3ºA apresentaram "A Floresta", um livro que nos leva a descobrir o mundo que nos rodeia com fotografias e descrições.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Concurso de São Valentim

Venham, venham visitar!
Já estão expostos na nossa biblioteca escolar os trabalhos dos alunos do Concurso de São Valentim.
Muitos e criativos, assim são as cartolinas, as folhas, as caixas.. que, mais um ano, enfeitam e animam o espaço.
Mais uma vez agradecemos aos pais por também participarem nesta iniciativa.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura


Hoje no Clube de Leitura tivemos um grupo de alunos do 3ºA para apresentar o livro "A Princesa Voadora", de Miguel Miranda.
Obrigada pela participação!



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura

No nosso Clube da Leitura estiveram presentes um grupo de alunos do 3ºA. 
"A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas" foi o livro escolhido e que os nossos alunos apresentaram à restante turma. 
Parabéns pelo empenho!


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura



"O Menino-Árvore", da autora Luísa Costa Cabral, foi o livro escolhido pelo grupo de alunos do 3ºB.
Este livro cheio de aventuras e fantasias foi apresentado numa dramatização em fantoches que os próprios alunos construíram. Foi uma animada forma de explorar e sensibilizar para os bons hábitos alimentares.
Parabéns pela iniciativa!


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Crianças do Mundo

A mãe da Helena e a mãe do David vieram à nossa escola para participarem em Crianças do Mundo, um projeto que ao longo do ano letivo tem envolvido a biblioteca escolar, o projeto Fénix e a educação especial.
Desta vez, a mãe da Helena que é romena, trouxe um traje da sua terra e ensinou-nos uma música tradicional. No final, pudemos ainda degustar alguns doces típicos da Roménia.
Por sua vez, a mãe do David, com um traje do rancho folclórico português ensinou-nos a música popular "Ó Malhão, Malhão" que tivemos o prazer de dançar todos juntos.
Agradecemos às mães e encarregados de educação que se têm disponibilizado a estar presente na EB1/JI Casal do Marco para tornar os nossos dias diferentes, enriquecedores e super divertidos.






sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura

Os alunos do 3ºB apresentaram o livro "Guia da Natureza" aos seus colegas, incidindo as explicações sobre os mamíferos.
Como recurso, utilizaram um cartaz feito por eles. 
Parabéns!



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Clube de Leitura

Hoje no Clube de Leitura contamos com a participação de um grupo da turma do 3ºA, que nos trouxe uma forma diferente de apresentar o livro escolhido: uma dramatização.
Parabéns pela ideia. Gostámos todos!






terça-feira, 21 de novembro de 2017

Feira do Livro

A Biblioteca da EB1/JI Casal do Marco realiza a sua Feira do Livro de 21 a 28 de novembro. 
Com o Natal já a espreitar é de aproveitar esta oportunidade para adquirir as novidades do mercado ou até mesmo comprar aquele livrinho que já há tanto tempo se deseja.
Apareçam!



terça-feira, 31 de outubro de 2017

MIBE

Para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar os alunos das escolas de 1º ciclo participaram na realização de cartazes que agora se encontram a decorar as nossas bibliotecas escolares.




sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Novos livros

A biblioteca escolar da EB1/JI Casal do Marco já recebeu os seus livrinhos novos para os nossos meninos poderem requisitar.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Novos livros

Foi com grande alegria que a biblioteca escolar da EB1/JI Quinta dos Franceses recebeu novos livros. Estas obras já estão disponíveis para os nossos alunos poderem requisitar.
Esperamos por vocês!



sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Formação de utilizadores

Ao longo desta semana os alunos do 1º ano das escolas de 1º ciclo têm vindo visitar as suas bibliotecas para as conhecerem melhor e assistirem a um power point com as principais normas de funcionamento e os diferentes serviços.





quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Bem-vindos!


As nossas escolas abriram as portas, aos seus alunos, no dia 13 de setembro. Alegres, curiosos, ansiosos... muitos foram aqueles que estiveram presentes neste início de ano letivo.

A nossa biblioteca deu as boas vindas com o livro "A minha professora", da autora Maria Inês Almeida.


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Diplomas de Leitura

É com grande prazer que a biblioteca escolar tem vindo a entregar os Diplomas de Leitura, aos alunos do 1º ciclo, que fizeram maior número de requisições ao longo de todo o ano letivo.
A todos: Muitos Parabéns!




sexta-feira, 16 de junho de 2017

Concurso "Uma Aventura Literária... 2017"

Os alunos do 2ºA e 2ºB participaram no concurso "Uma Aventura Literária... 2017", da editora Caminho.
A biblioteca escolar teve o orgulho de poder entregar os Diplomas de Participação aos alunos que mais se destacaram e dar a notícia ao Eduardo do 2ºA de ter tido uma Menção Honrosa e ter sido premiado com um livro "Uma aventura".
Obrigada a todos os colaboraram nesta aventura!