quarta-feira, 27 de março de 2019

Encontro com a escritora Ana Nunes

       Hoje a escritora Ana Nunes visitou a EB 2/3 Dr. António Augusto Louro.
       Fomos surpreendidos pela sua sabedoria e pela fantasia e mistério  que imprime aos seus livros.





        Conhecemos algumas das personagens que dão vida às aventuras da coleção 4 Quadrantes.
         Foi muito enriquecedor!




Brigada da Água

Chegou o dia da nossa Brigada da Água alertar as turmas do jardim de infância para os cuidados a ter com o desperdício da água e a sua preservação.
Estiveram com muita atenção, fizeram perguntas e deram alguns testemunhos. 
A Brigada da Água já conseguiu sensibilizar mais alguns alunos!!!




Pequenas Histórias, Grandes Aprendizagens


Hoje, os alunos da sala lilás vieram até à nossa biblioteca para cantar a canção "Gota, Gotinha" e fazer uma sensibilização aos colegas do 4ºD para a importância do uso responsável da água.








Sabores com História

Foi com grande entusiasmo que os alunos do 4ºB receberam, na biblioteca escolar, Rita, a estagiária do Curso de Animação e Intervenção Sociocultural, da ESE de Setúbal, para dinamizar o projeto "Sabores com História - Eixo Intergeracional". Esta iniciativa surge no âmbito de uma parceria com a Biblioteca Municipal do Seixal, a quem agradecemos a colaboração.
Nesta primeira sessão o grupo apresentou-se, a partir da dinâmica Teia da Amizade. De seguida ouviram e conversaram sobre a história "O incrível rapaz que comia livros", de Oliver Jeffers.
Já estamos ansiosos pela segunda sessão!



terça-feira, 26 de março de 2019

Dinamização de uma sessão de leitura pela Susana Filipe

       Hoje tivemos na nossa Biblioteca, Susana Filipe,  uma das dinamizadoras de sessões de leitura dos serviços educativos da Câmara Municipal do Seixal, que nos encantou com o seu talento para contar histórias.
    As turmas do 5.º L e do 5.º D ouviram-na falar do valor e da importância da leitura para a nossa vida. Nos poemas que leu também abordou os temas da partilha, do sonho e da criatividade.
          Obrigada Susana!








       

segunda-feira, 25 de março de 2019

Encontro com a escritora... Marta Chambel

Hoje a escritora Marta Chambel apresentou o seu projeto "O Monstro dos Beijinhos" aos alunos da EB1/JI Aldeia de Paio Pires.






Concurso de soletrar na qta dos Franceses

No dia 20/03/2019 realizou-se o concurso de soletrar, na escola da qta dos Franceses.



Participaram 6 alunos do Fénix do 2º ano. 


Os pais assistiram ao concurso, assim como os restantes colegas.


O concurso teve como júri o prof. Nuno, coordenador da escola, ma professora bibliotecária e a professora Ana Sofia do Fénix.





O vencedor foi o aluno Diogo Nobre Lopes, do 2º J.




O concurso correu bem, o vencedor recebeu um diploma e um prémio, todos os restantes receberam um certificado de participação, além de uma pequena lembrança.



O Meu Pai É...

No dia 19/03/2019 comemorou-se o Dia do pai, as turmas foram convidadas a escreverem sobre o pai, mediante a frase "O Meu Pai É..."

As várias turmas da escola participaram com os seus trabalhos.



Os trabalhos foram variados mediante o nível etário, desde poemas a acrósticos.





Este trabalho foi um dos feitos na pré.


Mês da leitura

No mês da leitura a biblioteca divulgou o livro "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Os alunos do 2º ano, da escola da Qta dos Franceses, vieram à biblioteca ver um teatro. 





Após o visionamento do teatro a professora bibliotecária conversou com os alunos sobre a mensagem do livro.


Foi pedido às crianças que fizessem um trabalho a pares, sobre a história.



Os alunos do Bairro Novo fizeram a pesquisa sobre a biografia da autora.





Projeto Vai e Vem

O Projeto Vai e Vem continua a ser desenvolvido todas as 5ª feiras, na biblioteca da Qta dos Franceses.
  

Os alunos do pré escolar, visitam a biblioteca, requisitam um livro e levam para cada, onde desenvolvem um trabalho com a família.


Os alunos vêm devolver os livros e trazem os trabalhos que realizaram em casa, relacionados com o mesmo.










Este projeto é anual. 

quarta-feira, 20 de março de 2019

Encontro com a escritora Maria Francisca Macedo

      Hoje a escritora Maria Francisca Macedo visitou a EB 2/3 Dr. António Augusto Louro e deliciou-nos com o seu talento, alegria  e à vontade. 
      






       A autora da coleção "Clube dos Cientistas" apresentou a sua obra e fez experiências que entusiasmaram  os nossos alunos. 
       Foi muito bom este encontro.




     No final um presente especial.