Ao longo do mês de Outubro o CREPT levou a cabo um projecto que teve como objectivo comemorar o “Mês das Bibliotecas Escolares”. Assim, efectuaram-se várias actividades que envolveram a comunidade educativa – Pedipaper, Marcadores de Livros, Viajando pelas bibliotecas, Exposição: Eu e o CREPT, O Louro e a Lady trazem um conto.
PEDIPAPER
Todos os alunos do 5.º ano, acompanhados pelos professores de Estudo Acompanhado, realizaram um Pedipaper intitulado “Uma Aventura no CREPT” com a finalidade de os tornar frequentadores conscientes e interventivos.
Durante a actividade foi-lhes apresentado um pequeno filme que os elucidou sobre as valências deste espaço educativo, o tipo de acções concretizadas e a importância do trabalho colaborativo entre todos os actores educativos.
Ao longo da tarefa, os alunos ficaram a perceber como funciona o CREPT, os recursos disponíveis e equipamentos que podem utilizar nos momentos de trabalho e de lazer.
No final, todos os alunos receberam um livro no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Da avaliação feita por todos os participantes concluiu-se que esta actividade atingiu plenamente os seus objectivos
VIAJANDO PELAS BIBLIOTECAS
Durante a última semana de Outubro os alunos que frequentaram o CREPT puderam assistir à apresentação de pequenos filmes lúdicos – intitulada “Viajando pelas bibliotecas” – que deram a conhecer não só vários tipos de bibliotecas como diferentes formas de estar nesses espaços e também novas tecnologias postas ao serviço do utilizador.
EXPOSIÇÃO – EU E O CREPT
Os alunos do 5.º H, 6.º A e do 6.º E, orientados pelas professoras Ana Homem, Fátima Nave, Luís Rodrigues, Marta Domingos e Rosa Narciso, realizaram na disciplina de Área de Projecto uma actividade em que mostraram o que pensam e sentem em relação ao CREPT.
Para eles a biblioteca é:
“Um lugar onde podemos sonhar.”
“É o local da descoberta e do divertimento.”
“Um sítio cheio de fantasia por entre os livros de estudo, os de histórias e os de banda desenhada.”
“É um sítio onde se pode estudar e pesquisar informação.”
“É uma fonte de várias aprendizagens.”
“Um lugar tranquilo para estudar e fazer os TPC.”
“É um sítio onde a nossa imaginação anda à roda.”
“Um lugar onde podemos ler e muitas coisas imaginar, tudo podemos aprender e no mundo do sonho entrar.”
Os trabalhos estiveram expostos no percurso que conduz ao CREPT e puderam ser apreciados pela comunidade escolar.
O LOURO E A LADY TRAZEM UM CONTO
Procurando responder ao interesse demonstrado pelos alunos e professoras das EB1/JI do agrupamento em relação às actividades englobadas no projecto “O Louro e a Lady trazem um conto”, desenvolvidas no ano transacto, as professoras bibliotecárias do agrupamento dinamizaram o conto “Elmer e o grande dia”.
Cerca de cem alunos do 2.º e 3.º ano das EB1 do Bairro Novo, EB1/JI da Quinta da Courela e EB1/JI da Quinta dos Franceses ouviram a leitura dramatizada da história do pequeno elefante aos quadrados coloridos, acompanhada de um PowerPoint. Após recontarem a história, passou-se ao debate do tema: a diferença entre os seres vivos e o viver em sociedade.
De seguida, e dando azo à imaginação, os alunos pintaram numa ficha o “seu” Elmer e realizaram um trabalho plástico colaborativo utilizando materiais de desperdício do qual resultou um novo elefantezinho. Como trabalho subsequente a ter lugar em sala de aula, foram facultadas duas fichas de carácter lúdico de reforço à compreensão e escrita.
Na avaliação das sessões, os docentes salientaram que este tipo de acção “desenvolve capacidades e competências linguísticas” nos alunos, “permite o contacto com diferentes actividades, envolvendo várias áreas” e que “através de histórias aprendem valores, aprendem a ouvir.”
Todos os presentes consideraram a actividade muito interessante e enriquecedora e referiram que gostariam de novas iniciativas deste género.
Sem comentários:
Enviar um comentário