A União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001, e desde então o dia 26 de setembro é consagrado às línguas europeias.
A UE possui um imenso património linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa.
Para comemorar a diversidade linguística e fomentar a aprendizagem das línguas, e uma vez que as línguas são um dos fundamentos da construção europeia, celebra-se atualmente o Dia Europeu das Línguas, cujos objetivos são: - sensibilizar o público para o plurilinguismo na Europa;
- cultivar a diversidade cultural e linguística;
- incentivar as pessoas a aprenderem línguas, dentro e fora do contexto escolar.
Numa sociedade globalizada, o domínio de línguas estrangeiras pressupõe mais possibilidades de encontrar um emprego e de ter uma vida melhor.
O Dia Europeu das Línguas celebra este ano o seu 10.º aniversário.
Devido à crescente importância da diversidade linguística e da aprendizagem de línguas por toda a Europa, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors confere este ano um especial destaque à língua portuguesa, a 3.ª língua europeia mais falada no mundo e língua oficial em oito países.
in "O papagaio" e "Portal das escolas"
Trabalhos realizados pelos alunos sob a orientação dos professores de Inglês
e que estiveram patentes na Galeria Pedro de Sousa