Este é o blogue das bibliotecas do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, no Seixal. As bibliotecas têm por missão apoiar o processo de ensino e aprendizagem, promover a leitura, a literacia da informação e o gosto pela frequência de bibliotecas ao longo da vida. Este é um outro espaço da tua Biblioteca! Esperamos que gostes de nos conhecer, que nos sigas e deixes o teu comentário.
Tradutor
24/12/2016
Exposição - "O que pensamos, gostamos e sentimos..."
Está patente na Galeria Pedro de Sousa, uma exposição realizada pelos alunos que frequentam a Aula de Artes.
Sob a orientação da professora Cláudia Mestre, dois grupos de alunos, de turmas e anos letivos diferentes, apresentam os trabalhos que realizaram ao longo do 1.º período nos quais utilizaram as técnicas do lápis de grafite, do lápis de cor e do lápis de cera, sobre diferentes tipos de papéis.
A exposição aborda as seguintes temáticas: "O que pensamos, gostamos e sentimos", "Desenhos Automáticos", "Desenhos de observação" e "Desenhos de Natal".
MJA
20/12/2016
Campanha de Solidariedade
Com o objetivo de sensibilizar os alunos para os
valores da solidariedade e interajuda, a disciplina de EMRC, durante o mês de novembro
e dezembro organizou a Campanha de Solidariedade para com os alunos mais
carenciados da nossa escola, a qual consistiu na recolha de bens alimentares
pelas turmas e comunidade escolar, que posteriormente foram distribuídos. A professora
de EMRC e a Direção da escola agradecem a todos os que colaboraram e
contribuíram para a concretização desta campanha, nomeadamente à Cruz Vermelha
Portuguesa na pessoa da Dr.ª Susana Domingos.
Cristina Fernandes
15/12/2016
Higiene Oral nas escolas do 1º ciclo
A UCCSeixal tem estado presente nas escolas de 1º ciclo para dinamizar sessões de sensibilização sobre a higiene oral. A visualização de um pequeno filme e a audição do "Rap da escova" ajudam os alunos a interiorizar conceitos básicos sobre as cáries e os cuidados a ter com a escovagem dentária, bem como benefícios sobre a alimentação saudável.
09/12/2016
Exposição de presépios e trabalhos de Natal
Para comemorar a época do Natal e recordar o espírito
natalício, a disciplina de EMRC, participou na exposição de Natal, para a qual os
alunos realizaram trabalhos escritos e cartazes sobre o tema “É Natal ”. A
exposição contou ainda com os presépios construídos pelos alunos recorrendo a materiais recicláveis e outros relacionados com a natureza.
Estes trabalhos estiveram
expostos na Galeria Pedro Sousa e na entrada do pavilhão A.
Cristina Fernandes
08/12/2016
O Principezinho - Leituras Andarilhas
Numa leitura muito animada e participada, a professora Adélia Prata abordou, com os alunos do 5.º L e do 5.º J, a importância de valores como a amizade, através da obra "O Principezinho".
Esta atividade teve lugar nas aulas de Português da professora Maria João Monteiro, no âmbito do projeto "Leituras Andarilhas" e resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela biblioteca escolar/CREPT com os docentes do agrupamento, com o objetivo de desenvolver as literacias nos nossos alunos.
MJA
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 6º ano, orientados pelos respetivos professores, estudaram e investigaram a temática da alimentação saudável, realizando trabalhos muito criativos relacionados com este tema.
Deram nos seus trabalhos grande destaque à Dieta Mediterrânica, que foi reconhecida pela UNESCO em 2013 como Património Imaterial da Humanidade, por ser o padrão de alimentação mais saudável e sustentável do mundo.
A pirâmide da Dieta Mediterrânica assenta nos princípios de um estilo de vida saudável, em que se privilegia a atividade física diária, a convivialidade e a utilização de alimentos tradicionais e da época, confecionados através de práticas culinárias simples. É possível, de acordo com esta pirâmide, definir ementas saudáveis e melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico.
Na base da pirâmide aparecem os alimentos de origem vegetal, que fornecem um conjunto alargado de nutrientes que ajudam a regular e proteger o organismo, proporcionando um menor risco de doenças cardiovasculares, oncológicas e da diabetes.
Nos patamares superiores concentram-se os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade e frequência.
Nazaré
Carvalho
Subscrever:
Mensagens (Atom)