Tradutor

30/05/2022

Realização de desenhos através da observação de formas naturais e artificiais.

"Os alunos das turmas 5.º A, 5.º B, 5.º C e 5.º D realizaram desenhos na disciplina de Educação Visual, através da observação de formas naturais e artificiais. A partir desses desenhos, os alunos experimentaram diversos materiais riscadores e pictóricos, tais como: grafite, carvão, pastel de óleo e tinta da china. 

Num trabalho de interdisciplinaridade entre Educação Visual, Matemática e Mentemática, as turmas dos 5.º A, 5.º B e 5.º C realizaram Bandas desenhadas sobre Triângulos.

As disciplinas de Educação Visual e de Artes do Espetáculo desenvolveram, em conjunto, trabalhos sobre a paz, com o titulo "Ilustrar a Paz".

No âmbito da comemoração do 25 de abril, a turma do 5.º C desenhou "Cravos de abril".

Os suportes utilizados para a realização de todos estes trabalhos foram papéis e cartões de desperdício respeitando os princípios de uma EcoEscola que somos." 






24/05/2022

DIVERSIDADE CULTURAL É RIQUEZA

DIVERSIDADE CULTURAL É RIQUEZA

«DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO»

21 DE MAIO DE 2022

 

                No dia 21 de maio comemora-se o «Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento».

Esta iniciativa, declarada pela primeira vez pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002, após a adoção, pela UNESCO, da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001, celebra a riqueza das culturas mundiais e a importância do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

No âmbito do Projeto Erasmus+, «European Schools Stand Against Bullying», a turma do 9.º E e as docentes de História, Adélia Prata, e de Português, Sofia Venceslau, desenvolveram um conjunto de atividades de sensibilização para a riqueza da diversidade cultural e a importância de sermos tolerantes, bem como mudarmos, de forma positiva, as nossas ações, de forma a criarmos pontes e diálogos entre as nossas diferenças, para crescermos de forma mais harmoniosa e enriquecida.

No final, os alunos criaram vídeos (em anexo), apelando a este espírito de compreensão da riqueza da diversidade cultural, para a construção de um mundo mais estável, fraterno e humanitário. Reforçaram, igualmente, o imperativo de valorizar o respeito pelo outro, a paz, a liberdade, a dignidade e a identidade. Estes vídeos mostram a importância desta reflexão e são as vozes da nova geração de mudança! Aproveitem para conhecer as suas ideias…



https://drive.google.com/file/d/1TL_iojgr26dQBAzwtnkrtCrydqmlMp-x/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1lQKSZ_vmNfPEXxiOlxIiMpDa2yRBX3Z1/view?usp=sharing



Professoras Adélia Prata e Sofia Venceslau



23/05/2022

Exposição de trabalhos - Unidade Especializada

Na semana de 19 a 24 de abril, estiveram em exposição, no Centro de Exposições do CREPT, “Pedro Cabrita”, os trabalhos elaborados pelos alunos da Unidade Especializada.

Os trabalhos a partir da noção de textura (sensação visual ou tocável) e da Assemblagem (obra de arte que resulta da reunião de diversos materiais e objectos do quotidiano). Para a elaboração das peças de arte sustentáveis, foram reutilizados materiais como copos de iogurte, caixas de ovos, rolos de papel e restos de trabalhos dos alunos. O desenvolvimento do projecto contou com a orientação e colaboração das professoras do 3º ciclo de EV, em articulação com a equipa técnico-pedagógica da Unidade, assim como com a participação da formanda a fazer estágio na biblioteca.







11/05/2022

Xadrez na Biblioteca.

Hoje a sala da leitura da Biblioteca da Escola sede encheu-     -se de jogadores e aprendizes de Xadrez.

O professor Jacinto trouxe-nos jogos e proporcionou-nos esta atividade tão instrutiva, apaixonante e desafiadora que a Biblioteca acolheu de braços abertos. 

Os alunos acorreram em grande número e ocuparam, desta forma única, a sua hora de almoço.

Obrigada a todos.

Voltem. 






Leituras partilhadas - O Lápis mágico de Malala.

 O projeto Leituras partilhadas dinamizado pela Biblioteca da escola sede, desta vez leu e trabalhou a obra  O Lápis mágico de Malala.

Esta obra que fala da jovem ativista Malala Yousafzai, que defende os direitos das meninas do seu país, nomeadamente o direito à educação e que foi Prémio Nobel da Paz em  2014, foi lida em voz alta, na Biblioteca, aos alunos do 6.º I e 6.º M. 

Os alunos trocaram ideias e opiniões e ficaram a conhecer esta personalidade e o seu trabalho pelo mundo.





10/05/2022

Concurso de quadras aos Santos populares em marcadores de livros.

 A Biblioteca da Escola sede propôs aos alunos a criação de quadras aos Santos populares, em marcadores de livros.

Esperamos a habitual participação e a criação de marcadores muito criativos e inspirados, para nos alegrar  e encher de cor e poesia a nossa Biblioteca.