Tradutor

26/06/2020

Final do ano letivo



E assim chegamos ao fim de mais um ano letivo. 
Mas este não foi um ano qualquer... 
Para além dos abraços e dos beijinhos, muitas outras coisas ficaram por fazer.
Não se esqueçam de continuarem a ler e a viajar por esses mundos de fantasia, como só as palavras nos fazem acreditar.
Um xi-coração cheio de saudades.

S.O.S. Lince

Esta semana, os alunos do grupo ARE, apresentaram os trabalhos que desenvolveram ao longo da atividade "S.O.S. Lince".
Poemas, origamis e cartazes muito criativos foram o resultado de várias aulas a explorar o mundo dos linces ibéricos.
Parabéns pelo empenho na realização destas tarefas. 
Aqui ficam alguns dos trabalhos apresentados.










Boas Férias!

A todos os alunos da EB1/JI Aldeia de Paio Pires, aqui fica o que mais vos desejamos.





Melhor Leitor

Já estão à vossa espera os Diplomas de Melhor Leitor!


24/06/2020

Cotãozinho e seus irmãos

Ao longo desta semana, as turmas de 3º ano, ouviram "Cotãozinho e seus irmãos", do autor Daniel Barradas. Uma história divertida que nos fala sobre a vida dos cotões. 
No final, os alunos fizeram o seu próprio cotão com lã.
Bem giros que ficaram!








19/06/2020

A história da árvore Elvira

"A história que vos vou contar é a da árvore Elvira, de certeza que vão gostar, ela é muito, muito gira!" Foi assim que começamos mais uma aula, com o livro "A história da árvore Elvira". Os alunos  ainda viram um power point, onde foram exploradas as características do sobreiro e a importância da cortiça.


17/06/2020

O nabo gigante

Os alunos do 3º ano ouviram "O nabo gigante", de António Mota, uma versão do original russo de Alexis Tolstoi.
Os alunos mostraram nabos feitos por eles e, no final, realizaram um ratinho, uma personagem importante neste conto.



15/06/2020

O Presidente da República dá aula no EstudoemCasa



      Hoje o Presidente da República, o professor Marcelo Rebelo de Sousa deu uma aula no EstudoemCasa, com o tema "Lições da pandemia".
      Em 10 lições, o presidente dos afetos agradeceu, ensinou e explicou os tempos da pandemia que estamos a viver. Ensinou-nos a respeitar e a compreender os desafios da "experiência única" que estamos a viver e que mudou tudo e toda a nossa vida.
      Vejam-no e oiçam-no com atenção, é uma grande lição!

https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7396/e478331/estudo-em-casa-especial-presidente-da-republica

Estudo em Casa - Especial Presidente da República

UCCLA lança reflexão sobre a Cultura em tempos de Pandemia.




    Numa recente iniciativa, a UCCLA (União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa) lançou o desafio aos escritores de Língua Oficial Portuguesa para refletirem sobre a “Cultura em tempos de Pandemia”.

      Muitos foram já os escritores que aderiram à iniciativa contribuindo com os seus textos. Um deles foi Joaquim Saial, historiador, escritor e poeta e sobretudo antigo professor de História e Língua Portuguesa da nossa escola durante cerca de 25 anos, vai ter um poema e uma short story publicados em livro colectivo de reflexão sobre a pandemia que nos tem assolado nestes últimos tempos. 
    A obra será editada em breve pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa). Recorde-se que o poema já tinha sido divulgado em primeira mão aqui no site da nossa biblioteca, em https://creptaal.blogspot.com/2020/05/ecos-da-pandemia-joaquim-saial.html.
      Visitem a página oficial e leiam os textos já existentes e participem.



UCCLA lança reflexão sobre a Cultura em tempos de Pandemia

13/06/2020

"Alabardas" - conto inédito de José Saramago - 18/06/2020


18/06: Leitura de “Alabardas” – Dez anos de saudade de José "Saramago (sessão transmitida por streaming)" 

"No dia 18 de junho, quando passam dez anos sobre a morte de José Saramago, a Fundação José Saramago organiza uma leitura do romance Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas, com os atores André Levy, Joana Manuel e Tiago Rodrigues. 

A sessão, que será transmitida por streaming pelo Maple Live, terá lugar no auditório da FJS às 18h30. O custo do bilhete virtual é de 3€ e o acesso é feito através do link: https://www.crowdcast.io/e/fjsaramago20200618-alabardas .

A receita da bilheteira reverte na totalidade para um Fundo de Apoio aos Profissionais da Cultura que está a ser organizado.Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas é o romance que José Saramago estava a escrever quando, no dia 18 de junho, “deixou de estar”, como gostava de se referir à morte. O livro, tal qual o escritor o havia deixado, foi publicado em 2014. Além dos três primeiros capítulos, que começam a desvelar a história de Artur Paz Semedo, um homem em conflito moral por trabalhar numa fábrica de armamento, foram também publicadas as notas que José Saramago fez como preparação prévia para a escrita do romance.

No dia 18 de junho, dez anos depois da sua partida, voltaremos a escutar as últimas palavras de José Saramago pela voz de André Levy, Joana Manuel e Tiago Rodrigues."




10/06/2020

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas



    Neste dia 10 de junho - Dia de Portugal e das comunidades portuguesas -  propomos uma visita ao site do PNL, Plano Nacional de Leitura, que coloca ao nosso dispor livros, numa Leitura + Acessível. Este projeto visa contribuir para desenvolver as competências de literacia para todos.


PNL2027 em Ação



09/06/2020

A Menina do Mar

Literatura infantil sempre atual e interessante, da ilustre escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.
A Menina do Mar

O Gato da botas


O Gato das Botas

Vídeo feito dentro do âmbito da educação literária do 3º ano de escolaridade.

Dia Internacional dos Oceanos


Dia Internacional dos Oceanos

Dia Internacional dos Oceanos - O Dia em que o Mar Desapareceu. Adaptação do livro de José Fanha

Devemos reforçar a motivação das crianças a preservar o que temos de mais belo e importante. Os nossos Oceanos e cuidados que devemos ter com a sua poluição.

Vídeo direcionado aos alunos da E.B.1/J.I. Qta dos Franceses e explorado pelas respetivas professoras titulares de turma.

Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Ambiente
Tema importante para consciencializar as crianças para a preservação do nosso Planeta.

Vídeo direcionado aos alunos da E.B.1/J.I. Qta dos Franceses e explorado pelas respetivas professoras titulares de turma.

Direitos das Crianças

Dia Mndial das Crianças

Direitos das Crianças, livro de Luísa Ducla Soares, tema sempre atual.

Vídeo direcionado aos alunos da E.B.1/J.I. Qta dos Franceses e explorado pelas respetivas professoras titulares de turma.

Dia do Ambiente


Dia do Ambiente

Vídeo mais direcionado para o pré-escolar.

Vídeo direcionado aos alunos da E.B.1/J.I. Qta dos Franceses e explorado pelas respetivas educadoras, ou professoras titulares de turma.

Animação de Leitura - Jardins de Infância

Ao longo deste período, os alunos dos jardins de infância, de todas as escolas do Agrupamento Dr. António Augusto Louro, receberam a "visita" da biblioteca escolar com a história de Michael Grejniec.
Muitos foram as caras que vimos deliciarem-se com esta bonita história, onde a amizade, a cooperação e a partilha vivem unidas.
Para finalizar fizemos tartarugas e foram muitas as que surgiram.
Agradecemos às educadores, aos pais e todos os familiares que nos "receberam" em suas casas e fizeram-nos viver momentos maravilhosos.







08/06/2020

8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos

Book trailer PARA LÁ DO OCEANO | texto e ilustrações Taro Gomi from Orfeu Negro on Vimeo.

Animação de leitura - Cotãozinho e os seus irmãos

Hoje o 1ºA ouviu a história de "Cotãozinho e os seus irmãos", do autor Daniel Barradas e da ilustradora Carla Pott. Um conto muito engraçado sobre a vida de um cotão rosa.
No final todos fizemos um cotãozinho com lã.
Parabéns para todos!











Ecos da pandemia - Trabalhos dos alunos

     Continuamos a divulgar os trabalhos realizados pelas turmas da professora Sandra Gameiro.
     A criatividade sem limites.



Pandemia

    Eu não esperava que isso fosse acontecer. Ninguém esperava que isso acontecesse. Quando descobrimos sobre a doença não nos preocupamos muito e por isso a população refletiu a nossa atitude na deles e não respeitavam as regras impostas pela quarentena.
     Embora isso não seja minha culpa ou meu problema eu me preocupo muito com os outros e quase reconheço isso como uma falha minha. Mas mesmo nessa situação eu vou para o trabalho e procuro me livrar dessa doença. Meu trabalho é considerado necessário. Trabalho em um laboratório o dia inteiro e na minha opinião isso é inútil. O que nos deveríamos estar fazendo é ter um jeito de deixar todos de quarentena saindo SOMENTE para ir ao mercado. O grupo de risco iria todo para os hospitais e iríamos tratar deles especificamente. Se o resto da população respeitasse a quarentena não teriam a doença e não teriam de ser tratados portanto quem precisa seria cuidado como deveria. Mas como previram a população só presta atenção nessas coisas quando o medo deles sobre a doença está bem alto.
      Eu não conseguia mais manter esses pensamentos que eu tinha só para mim. Eu decidi marcar uma reunião com a união de saúde da união europeia e fazer uma palestra sobre o que eu achava sobre essa situação. Armei os PowerPoint e tinha todo o meu discurso na ponta da língua.Quando terminei a apresentação eles deliberaram e eu senti que aquele era o momento que eu mais estava ansiosa na minha vida. Quando o homem de preto passou por mim ele disse “vamos seguir suas ideias” e foi embora.
    Algum tempo depois eles fizeram exatamente o que sugeri. Foi assim que eu contribui para o mundo se livrar dessa situação, mas qualquer um pode contribuir se só respeitar a quarentena e ficar em casa saindo somente para ir ao mercado e situações de emergência.

Eduardo Silva , 6º I


Casal do Marco, 09 de maio de 2020

Olá Marcel como vão  as aulas? Olá Nadine como vão as aulas? Eu estou   a ter aulas pela Internet pelo Classroom.
Olá tios tudo bem? Como vai tudo por aí? Estão a trabalhar, sim ou não? 
Tenham cuidado com o Corona-vírus ou Covid-19 e não saiam de casa. Vai correr tudo bem .
Temos que nos apoiar uns aos outros e ganhar ao Corona-vírus ou Covid-19 até a próxima.

Adeus, beijinhos e não se esqueçam de ficar em casa, por favor!


David, 6º I