O Agrupamento Dr. António Augusto Louro acolheu este ano letivo quatro alunos vindos do Paquistão. Três deles, os mais velhos, estão na Escola Básica. Neste final do 1.º Período, foram à sua turma ler os textos que produziram e explicar aos seus colegas como é vivida esta época festiva no seu país.
No Islão, acredita-se que “Hazrat Isa A.S” (Jesus Cristo) é o profeta de Allah (Deus) e foi enviado para mostrar à humanidade o caminho certo. O Livro Sagrado Injeel (Bíblia) fala sobre ele. Nasceu de uma virgem (Maryam), também conhecida como “Maria” no Cristianismo. Ele realizou milagres: deu a visão aos cegos, ressuscitou os mortos, deu vida aos pássaros feitos de barro, etc. Os muçulmanos reverenciam Jesus como um profeta importante. Não há nenhuma restrição para um muçulmano ler a Bíblia ou para um cristão ler o Alcorão. O aniversário de Jesus (Natal) em países muçulmanos como o Paquistão não é celebrado da mesma forma como os cristãos, mas os muçulmanos o celebram com jejum, decorando casas e ruas, fazendo caridade e orando. No Natal, é feriado no Paquistão e em muitos outros países muçulmanos.
Apesar de terem outra religião, adoram o mesmo Deus e festejam o nascimento de Jesus. O dia do seu nascimento é o dia mais feliz para os muçulmanos, é o EID, um dia de festa. É um momento de alegria e bênção para toda a comunidade muçulmana, é um momento de partilhar o bem.
Antes do Eid há a noite de lua em que as mulheres fazem compras e colocam hina (pequenas pinturas) nas suas mãos, depois vão ao salão de beleza arranjar- se.
De manhã, acordam e oram no Eid Namaz ( a mesquita). De seguida vestem- -se à moda e vão para a loja da família . Doam algum dinheiro aos pequenos membros da família e saem para passear.
A nossa aluna vinda de Inglaterra também partilhou connosco com é o Natal no seio da sua família.
É bom partilharmos saberes e respeitarmo-nos uns aos outros.
Obrigada a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário