terça-feira, 22 de maio de 2012

Leituras Andarilhas

A Menina que Sorria a Dormir, de Isabel Zambujal

No dia 8 de Maio, partilhei com duas turmas do 3º ano da Escola do 1º Ciclo da Quinta dos Franceses, no âmbito do projeto “Leituras Andarilhas” e com a colaboração de três alunas do 7º ano, turma D (Andreia, Fátima e Mafalda), a leitura da obra A Menina que Sorria a Dormir.

Fiquei curiosa com o título do livro, folheei-o, li uma passagem, aqui e ali, e não resisti à sua leitura completa. Rapidamente me vi a viver cada página, cada linha, cada letra deste livro magnífico e a querer partilhá-lo com todos.

Esta história, de uma menina, a Glória, que vivia numa aldeia pequena e com poucos habitantes, uma menina igual a tantas outras, mas que tinha uma dificuldade: não conseguia dormir sem ser embalada por histórias, encantou todos os alunos e, até mesmo, professores que assistiriam à sessão.

Em espírito solidário, todos os habitantes da aldeia contribuíam para que Glória pudesse dormir.

O pai de Glória, que vivia muito longe, também lhe contava histórias, através de cartas, que a faziam viajar por terras distantes. Era o único que lhe contava histórias de viagens. Cada habitante tinha experiências de vida e gostos de leitura diferentes, portanto cada um tinha o seu tipo de histórias preferidas. Uns contavam fábulas, alguns, adivinhas, outros, histórias de reis e de princesas ou histórias doces…. E, na manhã do dia 8, essas histórias foram contadas a muitos mais…

Como continuou a história? O que aconteceu de seguida? Isso já os alunos das duas turmas do 3º ano da Escola do 1º Ciclo da Quinta dos Franceses sabem! Se também querem saber, leiam o livro e deliciem-se.



                                                                                          Professora Deolinda Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário