Tradutor

04/12/2012

Ateliê - "À beira do mar com o João"


No dia 27 de Novembro, os alunos do 4.º ano da escola do 1.º ciclo do Bairro Novo, das professoras Sónia e Adélia, participaram no ateliê de ilustração  "À beira mar, com o João".
Numa primeira etapa, estabeleceu-se um diálogo entre alunos e dinamizadora a partir de ilustrações exibidas numa apresentação em formato digital. Era importante perceber que a ilustração pode ser um desenho simples, a lápis, com alguma cor, a caneta preta, uma colagem, a fotografia de objetos criados pelo ilustrador... tantas formas! Os livros infanto-juvenis serviram de mais um pretexto para rever algumas dessas imagens e outras, como a que mais impacto criou, uma ilustração "pop up".

Numa segunda etapa, foi proposto aos alunos ilustrarem a história do João, que passeava na praia com o seu gato amarelo, até que uma onda azul trouxe uma estrela-do-mar laranja! As cores eram fundamentais na ilustração desta pequenina história que terminava com um por do sol vermelho... Todos participaram com muito talento e animação. Puderam folhear os livros, que ficaram na sala para serem lidos com mais tempo. 


No final, o quadro ficou cheio de palavras de satisfação quando se pediu que completassem a frase "para mim, ilustrar foi...", uma surpresa muito agradável que fez um balanço positivo deste encontro. Terminaram com "vivas" à dinamizadora, um gesto de alegria que a professora Sónia ensina aos seus alunos - e prometeram desenhar mais vezes...
  
Professora Manuela Rolão

Sem comentários:

Enviar um comentário