Tradutor

21/02/2013

Hugo Teixeira e a BD

 
 No passado dia 4 de fevereiro recebemos, no auditório da nossa escola, o autor de Banda Desenhada, Hugo Teixeira, que veio partilhar, com alguns dos nossos professores e alunos, a paixão que tem por esta arte.
 Ao longo das duas sessões, o autor foi desvendando os pormenores do seu trabalho, motivando a plateia para a leitura de BD, mostrando, em traços rápidos, algumas das técnicas por si utilizadas, rabiscando aqui e ali e, como por magia, vimos emergir, de uma folha completamente em branco, verdadeiras obras de arte.
Foi com entusiasmo que os jovens se aperceberam que algumas sequências de BD não precisam de qualquer explicação ou diálogo para serem facilmente entendíveis. Por vezes, o narrador situa a ação, através do cartuxo ou da legenda, exprimindo pensamentos, sentimentos e diálogos das personagens, apenas por opção sua.
O autor ensinou-nos que o enquadramento das imagens na vinheta é muito importante e que, por isso, existem planos de visão e ângulos diferentes.


Hugo Teixeira mostrou-nos a aplicação de todas estas técnicas, destacando a utilização de uma grande variedade de materiais (tecido, recortes de jornais/revistas, arame, etc),
na sua mais recente obra, e alertou-nos para as cores por si utilizadas, que remetem para uma panóplia de sentimentos e emoções.




Contou-nos que anda sempre munido de um pequeno bloco, pois a inspiração não escolhe hora, nem lugar e há que aproveitá-la! À laia de segredo, disse-nos que nunca se coíbe de rabiscar personagens, momentos, situações, independentemente do local onde se encontre... e que, a noite é a sua melhor aliada... é de noite que a sua criatividade brota com maior facilidade.



 
No final das sessões, Hugo Teixeira respondeu a várias questões colocadas por professores e alunos e colocou-se ao dispôr para autografar algumas das suas obras.











Afinal, a BD é muito mais que uma história aos quadradinhos... Ela é vida, inspiração, movimento, desejo, paixão,...
 
Deolinda Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário