quinta-feira, 13 de junho de 2013

Histórias com Chapéu - "Nos Caminhos da História"


«Na leitura, é necessário imaginar tudo […]…

A leitura é um acto de criação permanente.»

Daniel Pennac

 
Integrada na atividade do CREPT, «Histórias com chapéu», mais uma mãe foi ao encontro de uma turma da escola para percorrer o trilho das histórias, dinamizando uma sessão de leitura expressiva interativa na turma do 5.º A.
 
Levando-os pelos caminhos das histórias, a mãe da Cláudia Sofia leu expressivamente um conto de Alice Vieira, «Nos caminhos da História», solicitando a ajuda de três alunos para incorporarem uma Padeira de Aljubarrota, que surgiu com a pá do forno com a qual «escaqueirava» Castelhanos, Uma Branca de Neve que falava de forma muito doce e «fina» e um Anãozinho gago, por ter acordado a meio da noite.
 
Misturando a História de Portugal e as histórias dos Contos de Fadas, os alunos divertiram-se com as peripécias de um anão que é acordado por uma Padeira à procura de Castelhanos e que, depois, se vai embora sem, ao menos, deixar «uma carcacinha para o pequeno-almoço».
 
No final, foi feita uma proposta de escrita aos alunos, os quais vão misturar a História dos Descobrimentos e Vasco da Gama com o Peter Pan e o Capitão Gancho, ou o Capuchinho Vermelho, ou o Gato das Botas, ou ainda a Bela Adormecida. Os textos finais serão ilustrados e expostos no próximo ano letivo.
 
Desbloquear o imaginário dos alunos, atualizando os referentes, de forma a permitir-lhes entrar no domínio de uma literatura poética e fantástica e reencontrar a língua nas suas vertentes lúdica, pessoal e criativa foi o caminho proposto nesta atividade, a qual pretendeu, não só, promover hábitos de leitura, como também despertar nos alunos um processo de associação de ideias e valores, numa dinâmica divertida, a qual visou recuperar, preservar e inovar a Tradição.
  
Professora Sofia Venceslau

Sem comentários:

Enviar um comentário