Tradutor

08/12/2016

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



     Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 6º ano, orientados pelos respetivos professores, estudaram e investigaram a temática da alimentação saudável, realizando trabalhos muito criativos relacionados com este tema.


    Deram nos seus trabalhos grande destaque à Dieta Mediterrânica, que foi reconhecida pela UNESCO em 2013 como Património Imaterial da Humanidade, por ser o padrão de alimentação mais saudável e sustentável do mundo.


    A pirâmide da Dieta Mediterrânica assenta nos princípios de um estilo de vida saudável, em que se privilegia a atividade física diária, a convivialidade e a utilização de alimentos tradicionais e da época, confecionados através de práticas culinárias simples. É possível, de acordo com esta pirâmide, definir ementas saudáveis e melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico. 


     Na base da pirâmide aparecem os alimentos de origem vegetal, que fornecem um conjunto alargado de nutrientes que ajudam a regular e proteger o organismo, proporcionando um menor risco de doenças cardiovasculares, oncológicas e da diabetes. 


     Nos patamares superiores concentram-se os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade e frequência.
 Nazaré Carvalho









     

Sem comentários:

Enviar um comentário