Tradutor

18/01/2019

A PALAVRA




Embora já com algum atraso não posso deixar de expressar a minha opinião em relação ao 1º Encontro de Bibliotecas Escolares do Conselho do Seixal.



                                   


Como dinamizadoras de palavras, foi muito importante mais uma vez a consciencialização de que como professoras bibliotecárias, somos uma dos mais importantes vias da instrumentalização da palavra.

É ela, PALAVRA, que nos permite, não só defender os direitos humanos, como aprisionar esses mesmos direitos, e  nós como instrumento da palavra falada ou lida,  temos a responsabilidade de orientar os nossos alunos pelos caminhos mais seguros da mesma, estando sempre alerta para aquela que nem sempre visa o conhecimento, mas antes a venda de um produto agradável, que leva ao êxtase rápido e fútil. 



                                 

A partir da intervenção de, Ana Margarida de Carvalho, ESCRITORA/JORNALISTA, com  a frase de José Saramago: "Se podes olhar, vê, se podes ver, repara", podendo concluir que na cultura  e construção da cidadania, as bibliotecas são meios fulcrais no desenvolvimento das sociedades. São elas que através dos livros nos conduzem à observação e à capacidade de enxergar além do superficial.



Sem comentários:

Enviar um comentário