Tradutor

02/04/2012

Leituras Andarilhas


No âmbito do projeto colaborativo com o CREPT, “Leituras Andarilhas”, realizou-se no dia 13 de Março, uma sessão de leitura comentada do conto “A Aia”, do escritor português Eça de Queirós (1845-1900). Esta atividade foi desenvolvida pelo professor Joaquim Saial que ali esteve durante mais de uma hora com os seus alunos do 6.º B. A acompanhar esses momentos, foi passado um pequeno PowerPoint alusivo.

Trata-se de um conto cuja ação se desenrola durante a Idade Média e que relata o sacrifício da aia de uma rainha que durante um ataque ao castelo onde vivia, na eminência de o pequeno príncipe ser morto o trocou no berço pelo seu filho que assim acabou por perder, assassinado pelo inimigo. Após a batalha, tendo a rainha verificado que o príncipe fora salvo, resolveu recompensar a aia, dizendo-lhe que podia escolher no tesouro real os objetos que desejasse. Esta acaba por apanhar um punhal cravejado de pedras preciosas com o qual se suicida, para poder ir juntar-se ao filho no Céu.


Escrito com a grande qualidade que Eça sempre imprimiu às suas obras, este conto mostra-nos magistralmente que a lealdade é um valor inestimável que por vezes se sobrepõe aos nossos interesses pessoais. Para aquela mulher que adorava o filho, a dedicação para com o príncipe, seu senhor, estava acima de tudo e sobrepôs-se ao amor de mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário