Tradutor

16/05/2013

Água, fonte de vida



A nossa escola teve o privilégio de utilizar durante duas semanas, a Maleta Pedagógica relacionada com a temática da água, e que foi gentilmente disponibilizada pela Câmara Municipal do Seixal, na parceria com a nossa biblioteca escolar. 

Os professores de Ciências Naturais do 2.º ciclo utilizaram-na em várias turmas para explicar a importância da água para os seres vivos, a distribuição da água na Natureza e o Ciclo da Água. Com a ajuda deste recurso foi ainda possível que os alunos fizessem jogos em que descobriram provérbios relacionados com a importância da água. Com o material da maleta, criaram pequenas peças de teatro em que a mensagem era sempre “A água está diretamente ligada à vida”. Realizaram ainda algumas atividades experimentais, tais como “O ovo flutua? “ ou “Os cravos mudam de cor “.
 Nazaré Carvalho

  
O Clube de Ciência ao Vivo também utilizou a Maleta Pedagógica “ Água fonte de vida”

Foi com grande entusiasmo e boa disposição que os alunos do clube realizaram as atividades propostas neste projeto. Não faltou imaginação nem criatividade a estes alunos para criarem situações divertidas com os fantoches, realçando que a manutenção da floresta, é essencial para a conservação dos recursos de água.

Comprámos cravos brancos que foram depois introduzidos em vários recipientes contendo água com corante alimentar de diferentes cores. Passadas algumas horas já tínhamos cravos vermelhos, verdes e amarelos. Os alunos ficaram maravilhados e confirmaram o que aprenderam nas aulas; é mesmo verdade que a seiva circula no interior da planta.


Também utilizando água e ovos, os alunos ficaram radiantes ao observar o diferente comportamento dos ovos, que afundavam ou flutuavam consoante eram colocados apenas em água ou numa solução saturada de água salgada.
 Carmen Marques e Nazaré Carvalho















Sem comentários:

Enviar um comentário