Tradutor

26/11/2015

Conto tradicional - Ana Sofia Paiva - Estação do livro






No dia 16 de novembro, as turmas B e D, do 6.ºano, acompanhadas pelas professoras, Cris Pinto e Maria João Monteiro, marcaram presença na biblioteca, pois alguém os aguardava com ansiedade: uma encantadora contadora de histórias, a Ana Sofia Paiva.

De uma forma original e criativa, ela iniciou a sua sessão, cantando, numa fase inicial, um dos contos tradicionais, ‘‘A flauta milagrosa’’, um conto tradicional de Teófilo Braga. Aproveitou, também, para nos dar a conhecer duas obras: uma abordava os contos populares e a outra os contos tradicionais portugueses, livros existentes no nosso CREPT.

Todos os presentes deixaram-se envolver pela música e pela excelente dicção de uma jovem e resplandecente contadora de histórias.

No fim, os alunos interiorizaram a mensagem de ambos os contos relatados, reconhecendo o valor que estas histórias, transmitidas de geração em geração, de boca em boca, representam uma parte fundamental do nosso património imaterial que, através do seu registo, continuarão a perpetuar-se.

Esta atividade resultou da parceria da nossa biblioteca e a Biblioteca Municipal do Seixal, no âmbito da "Estação do Livro".



OPINIÕES DO 6ºD:

“Eu achei os dois contos engraçados mas gostei mais do conto da Maria Bailarina porque quando o rapaz tocava na gaita, feita de cana, o chão tremia e todos dançavam. Também gostei da parte em que aparece o Diabo, quando a menina dança com ele.“

Rúben Lopes

“Eu adorei a atividade porque dá-nos a conhecer os contos tradicionais. A senhora que contou as histórias canta com uma voz magnífica e conta sempre com um tom de suspense.”

Diana Godinho

“A contadora de histórias visitou-nos na Biblioteca da escola e nós ficámos muito contentes. Achei que era muito simpática e engraçada pois contou-nos dois contos tradicionais de uma forma simples e real, todos conseguiram compreender. Ela cantou e fez gestos engraçados, fartámo-nos de rir.”

Mariana Martins

“Gostei muito das histórias, gostava de as ouvir de novo. Adorei! As canções eram muito giras.”

Filipa Santos

“A contadora de histórias contou contos tradicionais portugueses e veio à nossa escola contar dois contos. O primeiro foi sobre a Maria Bailarina e o segundo sobre João de Barro. Eu gostei muito da maneira como contou as histórias porque tinham piada e eu ri muito. A senhora tem mesmo jeito para contar as histórias. Adorei mesmo!”

Laura Batata

“Gostei muito de ouvir os contos porque adoro conhecer novas histórias e, assim, também posso contar a outras pessoas. O conto que mais gostei foi o segundo, do João de Barro, porque o amor do João pela princesa venceu e transformaram-se em pássaros. Também gostei muito de ouvir o primeiro conto, onde no final o menino faz uma gaita e as flores começam a dançar e a terra a tremer.”

Beatriz Tavares

“Gostei muito da contadora, fez uma boa dramatização e tem uma linda voz.”

Maria Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário