Tradutor

24/11/2016

Ateliê de Escrita Criativa - Estação do Livro


       
     No dia 18 de novembro, os alunos do 9.º B participaram no ateliê de Escrita Criativa, orientado pelo jornalista Joaquim Semeano. 
    Foram momentos muito criativos, em que a imaginação deu azo a contos fantásticos que serão publicados, em breve, neste blogue.

     
    Joaquim Semeano esteve na nossa escola e presenteou-nos com um excecional ateliê de escrita criativa.
    “E se …” foi o mote que deu origem a toda uma turbilhão de ideias e à exploração de emoções guardadas no recôndito de cada um de nós.
    Através de um binómio fantástico, que neste caso específico foram as palavras “humildade” e “tesoura”, ambas proferidas por alunos da turma B do 9.º ano, procedeu-se à elaboração de um hipotético título “A Tesoura Humilde”, “A Tesoura da Humildade”, “Humildade com uma Tesoura”, a servir eventualmente de ponto de partida para a redação de uma história fantástica.
     E o desafio foi lançado: Cada um pensaria num herói, com qualidades extra excecionais e criaria a sua história.
   Lápis em punho, alguns com alguma hesitação, outros sedentos da escrita, começaram a desenhar letras, que deram origem a palavras e, por fim, ao surgimento de histórias invulgares e espetaculares, que tiveram a oportunidade de partilhar entre eles, num ambiente impregnado de magia e repleto de criatividade.
                                                                                                   Deolinda Almeida




Sem comentários:

Enviar um comentário