Tradutor

14/11/2016

Será que LER vale a pena?

Resultado de imagem para ler

     A partir da temática «Qual a importância da leitura nos dias de hoje?», as turmas dos 7.º anos (A, B, C e E) realizaram textos de opinião coletivos, onde refletiram sobre a questão de a leitura ser, hoje em dia, uma atividade relegada para segundo plano, principalmente junto dos jovens. Pensando sobre o que é a leitura, quais as suas manifestações, os seus suportes, as vantagens e/ou desvantagens que poderá adquirir e desenvolver, os alunos exploraram as suas ideias e, verbalizando os seus pensamentos, apelam à renovação dos hábitos de leitura.
Sofia Venceslau

Nos dias de hoje, poucas pessoas leem, mas fazem mal porque ler é importante.
Será que ler apresenta realmente vantagens?
Sim! Ao lermos, podemos ficar mais cultos, descobrir novas informações, ideias, mundos, ficar mais atualizados. Ler, também, ajuda a estimular a nossa inteligência, a nossa capacidade de reter informação através da memória, bem como nos ajuda a adquirir um vocabulário mais fluente, passível de ser reutilizado no dia-a-dia.
Com a leitura, conseguimos expandir a nossa imaginação, logo conseguimos criar sonhos, sentir emoções, conseguimos ser felizes por viajarmos para outros universos. É uma forma de entretenimento!
Mas, apesar de todas estas vantagens, há quem afirme que não gosta de ler, pois torna-se aborrecido e é uma perda de tempo. No entanto, as pessoas esquecem-se que ler não é apenas pegar num livro, mas lê-se tudo o que nos rodeia. Todos os dias, lemos as pessoas e a sua linguagem corporal, lemos a natureza e os seus indícios de alterações. Ler é interessante e quanto mais se lê mais vontade se tem de ler.
Em suma, todas as pessoas leem, mesmo sem se aperceberem de que leem, logo poderemos responder à nossa questão inicial: «Será que ler apresenta realmente vantagens?»: Sem dúvida! Encontrem algo que gostem e experimentem.
Texto de opinião coletivo - 7.º A 







Sem comentários:

Enviar um comentário