Tradutor

21/03/2017

Celebrando o Dia Mundial da Poesia



    Os alunos dos 7.º anos A, B, C, E criaram poesias coletivas sobre a arte da poesia, nas aulas de Português, orientados pela professora Sofia Venceslau. 
     Leiam e deliciem-se!

A voz do mar…


Imagino as ondas do mar,
Um mar de imaginação.
Oiço o som das ondas de sentimentos,
Batendo na areia da amizade
E enchendo o meu coração de felicidade!

Os barcos trazem-me recordações,
Trazem-me palavras para as imaginar,
Trazem-me memórias dos caminhos percorridos,
Perdidos no meu olhar.

Vozes dos tempos que não voltam
E outros que ainda estão para chegar,
Desaparecidas na voz da poesia
Onde eu gosto de mergulhar!

Imagino as ondas do mar,
Enroladas numa espuma de sentidos…
                                                                            7.º A
Imagem in: https://www.flickr.com/photos/cristinaflor-de-sol/5615433395



Viagens do pensamento…

A caneta cede ao papel da imaginação,
Escrevendo no pensamento
Ou uma simples palavra no coração.
Para entrar neste mundo
É preciso acreditar
Porque a magia simplesmente sente
O que nos leva a viajar…

Pego num poema,
Dá-me a tua mão,
Vê um sentimento
E esquece a solidão.
Eu tive um sonho…
Que vivia no passado,
Com um futuro risonho
Em que havia amizade!
Viver no passado
É apenas amar,
Viver para sonhar,
Sonhar para recordar:
Umas lembranças felizes para rir,
Outras tristes para chorar!

Para a caneta se exprimir
Ganha asas para voar,
Pelo mundo fora ir
Lá vai ela explorar!
                                                        7.º B
Imagem in: http://br.freepik.com/icones-gratis/silhueta-pena-com-tinta-preta_750840.htm




Pensamentos…

Há tanto para dizer
Como nada se sentir,
Tudo o que pensamos
No papel imaginamos.

Somos tanto agora
E nada depois
Eu, Tu, Nós…
Queremos o quê?
Viver a vida sem consequências.
Seria um plano impossível,
Verdadeiramente infalível!
Contudo, isso não é possível.

Eu, Tu, Nós…
Enquanto sonhamos
Nada pensamos, queremos
Numa noite de céu limpo
A procura da verdade,
Vejo estrelas limpas e sujas
Que levam à liberdade.

Olho para o céu
E vejo igualdade:
Nuvens de um lado
Céu limpo do outro
E encontro a amizade.

Enquanto isso vivo,
Penso que a vida é um espelho
Que tudo pode refletir,
Mas temos de lutar
Para não o destruir!            
                                            7.º C
Imagen in: http://www.escrevologoexisto.com/categoria/misterio/sentimento-em-palavras


Um mundo para além…

A porta abre um caminho para a poesia
Que deixa entrar a imaginação.
Todas as palavras têm uma chave
para abrir o nosso coração.

Ao brincar com as palavras
Trazemos dos sonhos a criatividade,
Voamos nos pensamentos,
Encontramos a realidade!

Neste mundo de fantasia
Há muito para contar,
Levamos para a poesia
Aquilo que sabemos criar!
                                                                                    7.º E
http://arnobiorocha.com.br/2012/10/04/palavras-e-silencio/

Sem comentários:

Enviar um comentário