Tradutor

21/03/2017

Se EU fosse um LIVRO – os imaginários da Leitura


À conversa com as palavras e as ilustrações


            Partindo à descoberta da Leitura e dos seus universos, os alunos do 7.º ano foram convidados a percorrem os caminhos da escrita e da ilustração.
Os alunos, vestindo a pele dos livros, criaram, na disciplina de Português com a colaboração da professora Sofia Venceslau, frases que completavam a ideia do título de um livro de José Jorge Letria, Se Eu fosse um LIVRO.


          O que fariam? O que seriam? O que descobririam ou dariam a descobrir? Foram algumas das questões que andaram a cirandar à sua volta e ajudaram, no imaginário de cada aluno, a conceber os mundos da Leitura. Foi com o imaginário de cada aluno que se procurou registar, sob a forma de palavras, as suas visões e leituras dos Livros, dos Seres e do próprio Mundo.
Mas, a viagem não estava completa…


     E procurando o diálogo entre a linguagem verbal e visual, os alunos deram corpo e expressão à sua fantasia e criaram, nas aulas de Educação Visual com a colaboração da professora Paula Baptista, ilustrações das suas frases, recorrendo a uma técnica mista.


       Pensar a ilustração não como mera reprodução das palavras, mas como uma extensão das mesmas, capaz de gerar novos sentidos e despertar novos significados foi o objetivo do exercício gráfico. Pensar e conceber a ilustração como potenciadora de novas Leituras foi o grande desafio procurado.

       Pensar a ilustração não como mera reprodução das palavras, mas como uma extensão das mesmas, capaz de gerar novos sentidos e despertar novos significados foi o objetivo do exercício gráfico. Pensar e conceber a ilustração como potenciadora de novas Leituras foi o grande desafio procurado.

Professora Sofia Venceslau
Professora Paula Baptista

                                                                                                                                  Alunos do 7.º ano






















MJA

Sem comentários:

Enviar um comentário