Tradutor

08/02/2011

ENCONTRO COM A ESCRITORA MARIA TERESA MAIA GONZALEZ



            No dia 11 de Fevereiro assistimos a uma sessão com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.
Foi fascinante conhecermos a senhora como escritora e como pessoa e ver o “à vontade” com que falava connosco.



            Fizemos várias perguntas sobre os livros que editou, quantos livros publicou, como se inspirou para os escrever… etc. Quando colocávamos uma questão, respondia com calma e paciência e era sincera no que dizia. As suas respostas satisfizeram completamente as nossas curiosidades.


            Foi simpática e mostrou sempre boa disposição para com os alunos presentes.


No final houve uma sessão de autógrafos e acho que as nossas expectativas foram superadas.
Penso que estas sessões são importantes, pois incentivam à leitura e à escrita.

Inês Paiva, nº 16 e Vasco Vitorino, nº25 do 6ºA


ENCONTRO COM O ESCRITOR XICO BRAGA
     

         Nos dias 7 e 10 de Dezembro esteve na nossa escola o escritor Xico Braga. Foram assistir às suas “palestras” os alunos das turmas do 5.ºB, C e G e 6.ºA, B, E e G acompanhados das professoras Cristina Carvalho, Manuela Costa, Paula Costa, Paula Antunes e Rosa Narciso. Anteriormente, nas aulas de LP os alunos tinham seleccionado e analisado um dos seus contos que os inspiraram na criação de narrativas. Posteriormente, visitaram outras turmas e divulgaram os contos do autor, através de leituras dramatizadas.


        Nas sessões, o autor contou aos presentes como e porque é que começou a escrever histórias infantis. Referiu a importância que teve na sua infância e juventude as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Respondeu prontamente a todas as questões levantadas pela assistência e acabou a sessão com a leitura de duas histórias inéditas que farão parte do seu próximo livro que será apresentado ao público na nossa escola.


No final, os alunos leram-lhe e ofereceram-lhe poemas da sua autoria e aproveitaram a oportunidade para adquirem obras do autor, seguindo-se sessões de autógrafos.
            Professora Paula Costa



Sem comentários:

Enviar um comentário