terça-feira, 10 de maio de 2016

Leituras Andarilhas - "O Meu Livro de Política"



No passado dia cinco de maio, tivemos uma aula muito diferente do habitual, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS). As turmas do 5ºA e 5ºB juntaram-se para ouvir falar de política! Normalmente, a maioria das crianças, como nós, diz que é um tema aborrecido e sobre o qual não sabemos falar, mas, na verdade, é um tema muito importante, interessante e que nos diz respeito.

Pela voz da professora Adélia Prata, ficámos a perceber um pouco sobre a Constituição da República, no que diz respeito à sua organização e direitos e deveres fundamentais de um cidadão.

Para tal, a referida professora encantou-nos com a leitura de excertos de “O Meu Livro de Política” da autoria de Jorge Sampaio, Presidente da República de 1996 a 2006.

Segundo o próprio autor, este livro contribui para que os jovens se interessem pela política, que é uma coisa nobre e importante. Afirma ainda que se deve estimular “um olhar sobre o nosso país com cidadania e civismo”.

Tivemos sorte de poder usufruir desta experiência, em que nos explicaram o que é a política, o que é um Estado, as diferenças entre a democracia e a ditadura, como está organizada a Constituição da República, o papel dos cidadãos e a importância da cidadania.

Foi muito bom compreender que antes não tínhamos tantos direitos consagrados, agora, na Constituição da República, foi interessante perceber um pouco como tudo evoluiu para melhor. Temos direitos, mas também temos deveres, por isso, devemos preocupar-nos mais com a vida política do nosso país e estar conscientes de que um dia teremos de participar ativamente em toda a vida política e social.



Sofia Elain, nº18, 5ºA



Sem comentários:

Enviar um comentário