Tradutor

24/06/2018

Como se escreve?



  Ao longo deste ano letivo, a importância da contextualização de uma certa palavra, assim como o conhecimento ortográfico, relativamente à língua falada e escrita, foram os aspetos considerados em cada uma das fichas que a nossa professora nos apresentou, mensalmente.


Foi sempre com muita Alegria e alguma Ansiedade à mistura que as concretizámos e fomos vendo que, com o passar do tempo, alguns dos nossos resultados iam melhorando. Portanto, e cada um ao seu ritmo, todos estávamos a conseguir atingir o objetivo pretendido - saber escrever melhor compreender o que se lê, ao mesmo tempo que íamos enriquecendo e diversificando o nosso vocabulário.
 Foi um grande estímulo poder ver os resultados dos nossos três melhores colegas! Isso só nos fez querer fazer mais, para também podermos ser distinguidos e, assim, inspirarmos outros colegas, fossem eles da nossa turma ou não.
 Depois de feitas as contas, foram afixados os resultados dos três melhores alunos efetivos e suplentes de cada uma das turmas envolvidas.


  E eis que chega o dia 14 de junho! Dia da II Final deste concurso. Os alunos destacados tiveram de se apresentar no Anfiteatro da nossa escola, às 10.05h. Foi feita a chamada e quem não compareceu…ficou pelo caminho! Fomos mesmo muitos, aqueles que cumpriram e que tiveram vontade de mostrar que, muito orgulhosamente,  gente pequena sabe escrever “como gente grande”! Foi uma atividade divertida, mas que levámos muito a sério.
 E só podia, depois das palavras de incentivo e de agradecimento da professora Anabela Santos…

  Às 13.30h, no CREPT, e já muito ansiosos, esperámos pelos resultados trazidos por aquela professora. Foi ela quem anunciou os nomes dos três melhores de cada ano de escolaridade e, mesmo depois da cerimónia de entrega dos prémios prometidos ter começado, daquele espaço ninguém saiu “de mãos a  abanar”!
   De cada vez que soava um nome, o nosso coração batia mais forte e o ar enchia-se de emoção e suspense! Todos fomos vencedores, porque simplesmente cumprimos com regras muito simples. Das mãos da professora Anabela Santos, todos recebemos a ficha que havíamos realizado, o já habitual Certificado de Participação, o qual ilustrava muito bem o que tínhamos andado a fazer, algumas lembranças gentilmente cedidas por várias editoras e aquilo que fez a delícia do nosso início de tarde - um saboroso sortido de doces!!! 
  É claro que os melhores dos melhores se destacaram nos prémios recebidos e, como tal, também tiveram direito a um Diploma de Participação e a um outro tipo de ofertas. Quantos e bons prémios! Desde sacos para guardar todas as ofertas, estojos, canetas, lápis, borrachas, até às agendas, aos cadernos gráficos, às mochilas e pastas para portáteis, passando (obrigatoriamente) pelos Dicionários e por boa Literatura! Neste caso, e à medida que chamava cada um dos três melhores, a professora deu-lhes a oportunidade de escolher o seu Livro de eleição!
  Não podemos deixar de fazer aqui e agora um Agradecimento muito sentido aos representantes da Texto Editora, da Porto Editora, da Plátano, da ASA e da Santillana que num curtíssimo espaço de tempo, em trabalho de bastidores, colaboraram com a professora que coordenou tudo isto para nós, o que muito veio alegrar a nossa Festa! Embora muda, porque em papel, mais uma merecida salva de palmas!!!
  Viu-se bem a Alegria, a Satisfação, a Surpresa e o Orgulho estampados no rosto de todos, sem exceção!
 Para o ano, esperamos que esta atividade continue e que EU e TU possamos ser um dos alunos distinguidos.
                                                                                                                                                                           5B, 5C e 5F

 Anabela Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário