Tradutor

20/06/2018

Exposição - CRIANÇAS


     Na semana de oito a quinze de junho de dois mil e dezoito, na Galeria Pedro de Sousa, da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. António Augusto Louro, estiveram expostos os trabalhos realizados pelo 5.º H, no âmbito da disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social, exposição intitulada “Crianças” e alusiva aos temas “O Dia Universal dos Direitos da Criança” e “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. 


     O primeiro tema da exposição teve como objetivos conhecer a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) e a origem do Dia Universal dos Direitos da Criança; reconhecer a importância dos direitos humanos para o desenvolvimento do mundo e para o combate às desigualdades. A atividade realizada neste âmbito era composta por duas partes. A primeira parte proporcionou aos alunos a reflexão sobre a importância do dia 20 de novembro de 1989 (dia da adoção da CDC pela Assembleia Geral nas Nações Unidas, apesar de só ser ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990) e em seguida, em grupo, desenharam em cartolinas o contorno (silhueta) de uma criança, escrevendo dentro ou fora da figura, algumas das necessidades das crianças. A turma pôde utilizar como recursos jornais e revistas onde selecionasse notícias ou imagens que melhor representassem as necessidades identificadas e colassem ao lado de cada uma. Na segunda parte da atividade, os alunos escreveram e desenharam cartões de aniversário com mensagens relativas ao momento de celebração do aniversário da CDC. 


 O segundo tema da exposição referia-se à Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os objetivos desta atividade eram: fazer referência ao Dia e trabalhar a inclusão e, para finalizar, a visualização de pequenos vídeos enviados pela equipa de Educação Especial, para sensibilização dos alunos, para além da inclusão, e poder trabalhar conceitos como: a amizade, a tolerância, a obstinação/luta por objetivos, nunca desistir, a solidariedade, o trabalho em equipa, etc. A turma do 5.º H visualizou todos os filmes e selecionou quais os seus preferidos e, com base nos objetivos da atividade, procurou demonstrar, recorrendo a cartolinas e a cartazes, as mensagens e aprendizagens adquiridas, sempre numa perspetiva de inclusão e de transmissão de valores baseados na formação do ser humano. 


     Esperamos que esta exposição tenha sido do vosso agrado e vos tenha enriquecido como cidadãos conscientes, responsáveis e humanos que são. Apesar da nossa idade, todos nós somos CRIANÇAS!


    Agradecemos desde já o convite à Professora Maria José Amador, Coordenadora da Biblioteca e do CREPT da nossa Escola, assim como à Equipa de Educação Especial pela sugestão fornecida para a realização destas atividades que permitiram não só o desenvolvimento pessoal e social como seres humanos, mas também o incutir de valores e sensibilidades essenciais ao crescimento de todos nós!
A Diretora de Turma do 5.º H


      Patrícia Ribeiro




Sem comentários:

Enviar um comentário