Tradutor

24/06/2018

Ler com Sentido(s)


  Neste 3.º período, nós, os alunos das turmas 5.ºB, 5.ºC e 5.ºF, da professora Anabela Santos, realizámos a atividade “Ler com Sentido(s)”. Esta atividade pretende promover a Literacia, conduzindo-nos para uma leitura que se pretende aprazível e autónoma.

  Foi-nos dada total liberdade para a escolha do nosso Livro de eleição, tendo realizado, posteriormente, duas tarefas que complementaram a primeira: responder a uma Ficha de Leitura e apresentá-lo oralmente à turma.


Por forma a motivar os nossos colegas a lê-lo, tínhamos de o apresentar da forma mais cativante possível, razão pela qual a professora “exigiu” a presença deste bem material. Quando o estávamos a apresentar podíamos e devíamos recorrer ao seu interior, lendo um excerto que considerássemos ter uma mensagem significativa ou que relatasse um acontecimento mais empolgante, assim como era aconselhável explorarmos as ilustrações, para assim convencermos os nossos colegas a lê-lo.

 Alguns de nós, os mais tímidos, não se queriam expor, porque estavam preocupados com as reações dos seus colegas. Mas… afinal “até não doeu” e, mais uma vez, a nossa professora tinha razão. Foi mais uma experiência positiva, que nos ajudou a descontrair e que queremos repetir.     
                      
                   Curiosamente, alguns de nós até se consegui identificar com uma ou outra personagem, com um ou outro acontecimento… Ainda, alguns dos livros abordam temas tão assustadores como o Bullying e outros assuntos que nos deixam mesmo inquietos.

  Todos sabemos o quanto o Desconhecido nos assusta! Mas as suas dicas e orientações foram bastante valiosas, pois conseguimos mostrar que, para além de escrever, também sabemos falar, se bem que alguns de nós ainda tem que enriquecer o seu vocabulário. E como esta atividade ajuda!


  A professora Anabela Santos já nos prometeu que para o ano será ainda melhor e bem mais divertido e aliciante, pois vai decorrer ao longo de todo o ano, sendo que culminará com uma exposição muito colorida, porque vai contar com as capas de todos os livros lidos.



  Foi uma forma de nos “libertar” de algo a que não estávamos muito habituados. Vai, com toda a certeza, servir para nos treinar para as muitas apresentações orais que teremos de fazer no nosso percurso escolar.  
                                                                                       5.ºB, 5.ºC e 5.ºF
Anabela Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário